Nota biográfica

Natural de Lisboa, Samuel Alexandre Monteiro (1998) iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos com Desdémona Pereira, prosseguindo na Escola Diocesana de Música Sacra de Lisboa sob a orientação de André Ferreira.  Concluiu o curso profissional de instrumentista de tecla (órgão) na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, onde estudou com António Duarte, e o VI Curso de Música Litúrgica, sob a orientação de Tiago Ferreira. 

É licenciado em Música com especialização em órgão pela Universidade de Aveiro, sob orientação de António Mota, e frequenta atualmente o Mestrado em Ensino na mesma instituição. Complementa a sua formação em cursos de aperfeiçoamento em Portugal, Espanha e Alemanha com músicos renomados, como Pieter van Dijk, Michael Bouvard, Olivier Latry, Balint Karosi, Enrico Vaccari, Ángel Montero, Giampaolo di Rosa, Krzysztof Urbaniak e Pavel Cerny. Tem particular interesse pela música para órgão histórico português, área na qual trabalhou com os professores António Duarte, Jesús Gonzalo, Óscar Candendo e Roberto Fresco. 

Apresenta-se regularmente em concertos a solo e integrado em conjuntos, destacando-se no Mosteiro de Refojos, nos Ciclos de Recitais da AMSB, na inauguração do órgão Sá Couto em S. João da Pesqueira, no Festival de Órgão e Música Sacra do Porto e no Ciclo de Órgão de Paço de Arcos. Foi júri no XIII Concurso Nacional de Órgão em 2025, organizado pela Academia de Vila Verde. 

É organista titular na Igreja da Sagrada Família Praia da Barra e no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Assunção de Vilas Boas. Como docente, leciona na JOBRA Educação, na Associação Musical e Educativa da Boavista e na Escola Diocesana de Música Sacra de Viana do Castelo. É também membro da Associação Organum, responsável pela organização da Academia Júlia d’Almendra, Ciclo de Concertos de Órgão de Ponte de Lima e o curso Cantus Sacrum.