Nota biográfica
Roberto Fresco (Astorga, 1967) é organista titular da Catedral de Santa María la Real de la Almudena e professor de órgão no Centro Superior de Ensino Musical Katarina Gurska, em Madrid.
Iniciou a sua formação musical na sua cidade natal, prosseguindo os estudos no Real Conservatório Superior de Música de Madrid. Entre 1994 e 1996 estudou na Hochschule für Musik de Viena com Michael Radulescu, figura a quem deve grande parte da sua visão musical. No entanto, foi a organista espanhola Montserrat Torrent quem exerceu uma verdadeira influência sobre ele, tanto a nível interpretativo como pedagógico, especialmente no que diz respeito à música espanhola.
A sua carreira como concertista e professor levou-o por toda a Europa, Estados Unidos, América Latina e Ilhas Filipinas. Colabora regularmente com solistas e agrupamentos vocais e instrumentais, abordando repertórios que abrangem seis séculos de música para órgão. Realizou também diversas gravações discográficas, incluindo música antiga e música do século XX. Foi professor de órgão e cravo em vários conservatórios de Madrid, Salamanca e Palência.
É fundador e diretor da Academia de Órgão “Fray Joseph de Echevarría”, que decorre nos órgãos históricos da região de Tierra de Campos (Palência) e que tem como objetivo a promoção dos órgãos antigos espanhóis e de toda a literatura escrita para estes instrumentos. Neste mesmo âmbito, ocupa desde 2014 a cátedra de órgão dos Cursos Universitários Internacionais de Música em Compostela.