Nota biográfica

Organista e professor jubilado, é titular dos cursos de Órgão e Piano (superior) do Conservatório Nacional – Lisboa -, do cursos de Órgão do Conservatórios Nacional de Lyon e do curso superior de Órgão da Schola Cantorum de Paris, enquanto bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Estudou também no Centro de Estudos Gregorianos, na Escola César Franck de Paris e no Instituto Pontifício de Música sacra, em Roma. Teve, como principais mestres, Antoine Sibertin-Blanc, Louis Robilliard, Jean Langlais e Édouard Souberbielle. É licenciado em  Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa  e mestre em Ciências Musicais pela Universidade de Coimbra.

Até 1990, apresentou-se periodicamente em concertos em Portugal, França, Espanha, Itália e Alemanha, tanto a solo como integrando formações de música de câmara. Posteriormente, dedicou-se exclusivamente ao ensino e à investigação sobre o património organístico português, tendo feito diversas conferências e publicações sobre o assunto. 

Lecionou em diversos Conservatórios do país e no curso de Licenciatura em Ensino de Música da Universidade de Aveiro.

Fundou a AMPO – Associação Musical Pro Organo em 1999, e dirigiu as suas Temporadas de Órgão até 2010.

É autor de: 

É o coordenador de:

Foi colaborador da Enciclopédia da Música em Portugal no século XX (coord. de Salwa Castelo-Branco), Círculo de Leitores, 2010.