Nota biográfica
Organista e professor jubilado, é titular dos cursos de Órgão e Piano (superior) do Conservatório Nacional – Lisboa -, do cursos de Órgão do Conservatórios Nacional de Lyon e do curso superior de Órgão da Schola Cantorum de Paris, enquanto bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Estudou também no Centro de Estudos Gregorianos, na Escola César Franck de Paris e no Instituto Pontifício de Música sacra, em Roma. Teve, como principais mestres, Antoine Sibertin-Blanc, Louis Robilliard, Jean Langlais e Édouard Souberbielle. É licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa e mestre em Ciências Musicais pela Universidade de Coimbra.
Até 1990, apresentou-se periodicamente em concertos em Portugal, França, Espanha, Itália e Alemanha, tanto a solo como integrando formações de música de câmara. Posteriormente, dedicou-se exclusivamente ao ensino e à investigação sobre o património organístico português, tendo feito diversas conferências e publicações sobre o assunto.
Lecionou em diversos Conservatórios do país e no curso de Licenciatura em Ensino de Música da Universidade de Aveiro.
Fundou a AMPO – Associação Musical Pro Organo em 1999, e dirigiu as suas Temporadas de Órgão até 2010.
É autor de:
Santa Casa da Misericórdia de Aveiro. Prática Musical, Aveiro, Misericórdia e Universidade, 1998;
Júlia d’Almendra e o movimento organístico em Portugal, Lisboa, By the Book, 2017;
Apontamento sobre o Curso de Órgão do Conservatório Nacional. Da criação à Experiência Pedagógica, Aveiro, ed. do autor, 2017;
Órgãos Históricos de Aveiro, Aveiro, Câmara Municipal, 2018.
É o coordenador de:
A propósito do restauro do órgão da Misericórdia de Aveiro, Aveiro, Santa Casa da Misericórdia, 2003;
Temporada de Órgão Aveiro 2004, Aveiro, AMPO – Associação Musical Pro Organo, 2004;
Órgão da Igreja Matriz de S. Tiago de Vagos, Vagos, Coral Litúrgico de S. Tiago de Vagos, 2005.
Foi colaborador da Enciclopédia da Música em Portugal no século XX (coord. de Salwa Castelo-Branco), Círculo de Leitores, 2010.