Nota biográfica
Ana Isabel Freitas iniciou os estudos em Canto Clássico no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, na classe de Carla Isabel Moniz, prosseguindo no Conservatório de Música do Porto com Emanuel Henriques. É licenciada em Música - variante de Canto (ramo de performance) pela Universidade de Aveiro, sob a orientação de Isabel Alcobia, onde se encontra a concluir o Mestrado em Ensino de Música- variante de Canto.
Em ópera, interpretou papéis como Pamina e 1.ª Dama (Die Zauberflöte, Mozart), Noviça (Suor Angelica, Puccini), Romilda (Xerxes, Händel), Gay Brook (The Little Sweep, Britten), Fiordiligi (Così fan tutte, Mozart), La Chatte e La Chauve-Souris (L’Enfant et les Sortilèges, Ravel) e Rosa (Mesdames de la Halle, Offenbach).
Foi distinguida com o 1.º Prémio (categoria B) e o 3.º Prémio (categoria A) no X e XII Concurso Nacional de Canto dos Conservatórios Oficiais de Música, repetivamente. Em oratória, apresentou-se como solista em obras como o Requiem de Fauré, Magnificat de M. J. Trotta, e Te Deum de Charpentier.
Tem aperfeiçoado a sua técnica com professores e maestros como Alexandra Bernardo, Aquiles Machado, David Santos, João Paulo Santos, Mireia Pintó, Juan Lomba, Anna Samuil, Magna Ferreira, Elisabete Matos e Susan Waters. É também licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto.