O órgão de tubos neobarroco alemão é uma evolução do órgão que surgiu na Alemanha na segunda metade do século XIX. Este estilo foi uma resposta ao ressurgimento do interesse pela música barroca na Europa.


🔹O ressurgimento do interesse foi em parte resultado do movimento Romântico, que procurava uma reconexão com as formas e estilos artísticos do passado. Devido ao interesse pela música de compositores barrocos como Johann Sebastian Bach, Georg Friedrich Händel e Dietrich Buxtehude, os construtores de órgãos começaram a produzir instrumentos que refletiam o estilo e os princípios construtivos dos órgãos barrocos alemães.


🔸Algumas das características deste estilo são: construção de réplicas de registos antigos (baseados em pesquisas históricas), uso de materiais tradicionais e foco na clareza e timbre do som produzido.


🔹O órgão neobarroco alemão influenciou a construção de instrumentos em vários países onde houve um ressurgimento do interesse pela música barroca. Muitos órgãos construídos no século XX e até mesmo no século XXI foram projetados com base nos princípios neobarrocos.


🔸O órgão de tubos neobarroco alemão representa uma síntese entre a tradição e a inovação, combinando elementos históricos com técnicas de construção modernas para criar instrumentos que são capazes de reproduzir fielmente a música barroca na sua forma mais autêntica.


🔹Segue a página da @aorganum para mais curiosidades!


🔸Foto: Órgão da Paróquia da Calheiros