O "Hydraulis" foi um instrumento introduzido na Grécia no século III a. C. atribuído ao engenheiro Ktesíbio. O instrumento ganhou popularidade em Roma, durante o período romano, sendo utilizado em anfiteatros devido à sua sonoridade bastante poderosa.

🔸O seu nome deriva do método de funcionamento: o instrumento usava água para criar pressão de ar que era direcionado para os tubos. Devido às várias filas e diferentes tamanhos dos tubos, este era capaz de produzir diferentes sons e notas, tornando-o um instrumento bastante versátil na época. Possuía uma série de teclas e puxadores que permitiam ao músico controlar as notas que tocavam.

🔹Apesar de ser introduzido na Grécia, o Órgão Hidráulico ganhou popularidade em Roma durante o período romano. Foi utilizado em diversos eventos sociais e culturais, demonstrando sua duradoura influência.

🔸Embora o Hydraulis tenha caído em desuso ao longo dos séculos, as suas características inovadoras e o seu papel na evolução dos instrumentos musicais contribuíram para o desenvolvimento dos órgãos que conhecemos hoje.

🔹Foto: Réplica de Órgão “Hydraulis” construído pela empresa Acitores localizado na Villa Romana la Olmeda, Palencia.